Atuação

Nosso foco é promover a integração e a integridade do setor, sempre alinhados às evidências científicas do IPCC, com a missão de mitigar a contribuição do ambiente construído para o aquecimento global, visando limitar o aumento da temperatura global a 1,5°C.

Temáticas de Atuação

A atuação do GT está planejada para atender diferentes temáticas, visando abordar de forma técnica e eficiente os objetivos para a descarbonização do setor.

1. Guia de Terminologia e Definições

Estabelecimento de termos e definições padronizados, com atualização contínua conforme o desenvolvimento do trabalho.

2. Coleta de Dados

Recolhimento, análise e estruturação de dados sobre os edifícios no contexto local, cobrindo diversos temas abordados pelo grupo de trabalho, com o intuito de estabelecer estratégias e parâmetros de referência para edifícios novos e existentes, em suas diferentes tipologias.

3. Carbono Operacional

Análise do carbono operacional, incluindo:

  • Fatores de emissão relacionados à produção de energia e seu impacto no contexto local, com foco na descarbonização da rede elétrica.
  • Estratégias e ações para a implementação de eficiência energética nos edifícios.

4. Carbono Incorporado

Abordagem do carbono incorporado, incluindo:

Metodologia: Aplicação do método WLCA definido para o desenvolvimento do trabalho do GT (Whole Life Carbon Assessment) para avaliar o carbono ao longo de todo o ciclo de vida dos edifícios.

Materiais:

  • Promoção da transparência e disseminação sobre o impacto do carbono incorporado nos materiais, incentivando a oferta de produtos com baixo impacto de carbono e a produção de DAPs – Declarações Ambientais de Produto (do inglês, EPDs- Environmental Product Declarations);
  • Incentivo à pesquisa e uso de sistemas e materiais de base biológica (do inglês, biobased materials);
  • Fomento à redução gradual do uso de gases refrigerantes com alto GWP em equipamentos e sistemas, visando mitigar os impactos ao aquecimento global.

 

Economia Circular e Reuso de Materiais: Incentivar a aplicação da economia circular e a reutilização de materiais, promovendo sua contribuição na redução do carbono incorporado.

5. Normas e Incentivos

Análise de normas e incentivos existentes, que estão sendo desenvolvidas ou aplicadas em outras cidades globalmente, para avaliar sua aderência e aplicabilidade ao contexto local.

6. Compensações

Discussão e implementação de estratégias de compensação de carbono relacionadas ao ambiente construído.

Nosso trabalho é pautado na colaboração e no desenvolvimento de soluções práticas e viáveis para a descarbonização do ambiente construído, com foco em resultados concretos para o futuro sustentável para a nossa cidade.